segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cicloviagem pela Nova Zelândia : Destino TAUPO


 Comecei  minha viagem em Rotorua onde durante três semanas estudei no Waiariki Institute of Technology. Minha meta era alcançar a ilha Sul. Tinha 20 dias para isso e então comecei no dia 18/12 com muita chuva para percorrer 81 km. Detalhe, de bicicleta.


Lago Taupo com Monte Ruapehu ao fundo










Taupo é uma cidade no Centro da Ilha Norte da Nova Zelândia.  A peculiaridade daqui é que a a região foi formada por uma erupção vulcânica por volta de 180 d.C. A cratera formada por esta erupção, criou o maior lago da N.Z. com aproximadamente 200 km de circunferência.
Entre Rotorua e Taupo está a região dos vulcões deste país. Existem muitos Gaiseres (que são fissuras que exalam calor e alguns muitos componentes químicos  resultantes do aquecimento vulcânico. Uma particularidade desta região é o constante cheiro de Dióxido Sulfúrico, algo parecido com ovo podre e queijo guardado. (Não imaginem!)
Em dias claros é possível ver o monte  Ruapehu com cerca de 2000 metros de altura,  coberto de neve.


Saída de Rotorua: muita chuva e a bicicleta carregada
        

Havia programado de sair no dia 18/12 e o faria com chuva ou sol. No caso, neste dia foi  com muita chuva. Foi um percurso relativamente longo, mas que valeu para adequar algumas coisas na bicicleta e também para me adaptar a nova bicicleta, estrada e clima.
Demorei mais de 7 horas para chegar em Taupo, mais do que o normal.






 
Quando cheguei, parou de chover.




Beira do lago
Vejam a cor da água
    
Bungy Jump  em cima do rio. Detalhe da cor da água.  O resgate é feito com um bote. Juro que teria pulado não fosse o detalhe dos 220 reais a pagar.











Não era eu, mas a pessoa em questão sobreviveu!








HUKA FALL

Huka Fall é uma correideira, onde a água  que desce das montanhas desagua no lago Taupo. 

Há inúmeras trilhas contornando esta corredeira e é possível  andar a pé, de bicicleta,  bote, lancha ou mesmo em um traquilho barco a motor com bar e garçom  perto das "falls". 

























Parada para foto. Estava começando a esquentar. 













Meus filhos me perguntaram se eu andei no Helicóptero, mas ele deve estar parado ali a no mínimo uns 10 anos e mais outros 20 em algum hangar abandonado. De qualquer forma, é possível assistir um vídeo dentro dele sobre como é bom passear de helicóptero (Se pagar 150 reais, claro) Nada mal perto dos 220 que eu teria que pagar só para cair no Bungy Jump; aqui pelo menos eu subo antes!
Muito instrutivo...rsrs




Pra não perder o costume, encontrei uma trilha  e Mountain Bike, o que não esperava é que ela fosse um tanto quanto radical.
Não cai, mas foi detalhe!



Muito bom!






Os primeiros 3 dias da minha cicloviagem se deram nesta encantadora cidade. Ao todo foram 86 km de estrada e mais 37 entre passeios e trilhas.  Sai de Taupo no dia 21 com destino a Turangi que ficava a puco mais de 50km.
Não quis estender mais o percurso no segundo dia de viagem, pois havia a previsão de subir por volta de  1200 metros  até chegar no National Park. Achei por bem não forçar, pois  o primeiro dia de viagem havia sido bastante difícil. 






Um comentário:

  1. Oi Felipe! Muito legal ter notícias tuas, as fotos estão lindas! Dá uma olhada no site da Zero Hora de hoje, um salto de bungee jump que não deu muito certo... http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2012/01/video-corda-de-bungee-jump-se-rompe-e-turista-australiana-cai-em-rio-cheio-de-crocodilos-na-africa-3625725.html
    Abraços!

    ResponderExcluir